O imperador Tito, que a historia cognominou as delicias do genero humano, exclamava quando tinha passado um só dia sem encontrar occasião de praticar algum bem:
—«Meus amigos, perdi o meu dia!»
Boileau exprimiu esta generosa ideia nos seguintes versos da Epistola ao Rei:
Renascer de Saturno e de Rhêa outro dia;
Que rendeu ao seu jugo o universo amoroso,
Que jámais alguem viu sem se sentir ditoso,
E que chorava á noite o tempo que perdera
Quando passava o dia e algum bem não fizera.»